Daniela dignifica as carecas

“Agora sou Daniela, estou feliz e o que importa é que estou viva”, diz uma mulher queDignificapelonas sabe que a diferença entre sorte e morte é mais do que a primeira letra, uma mulher que não se incomoda de mudar sua imagem, lembrando que por muitos anos foi lembrada como “a dos cabelos longos”. Ela se negou a usar peruca para ocultar a ausência do cabelo e se submeteu a 15 quimioterapias e 30 radioterapias.

“Tenho 150 perucas na minha casa e não vou usar nenhuma delas (disse a seu médico). Quero que as mulheres me vejam careca e se sintam dignas. Já me viram carecas enquanto eu estava em vários lugares. Agora os jovens e até as mulheres raspam a cabeça porque é cool (está na moda), mas olham as mulheres e dizem: “Coitada! Tem câncer” e isso é exatamente o que você não quer escutar, não quer que as pessoas te tratem com lástima”

“Deveriam nos colocar tapete vermelho e aplaudir enquanto passássemos por termos conseguido chegar onde chegamos. É necessário dignificar essas coisas, o aspecto físico não é tão importante, todos que passamos por essa dificuldade sabemos do que se trata e a beleza não reside nessa doença. O que reside é a força e a vitalidade, a atitude para enfrentar algo totalmente alheio a vida”

Agora Daniela quer retomar as coisas com calma e fazer tudo a seu tempo e ritmo: “Você passa a apreciar as coisas de uma maneira diferente, o dia que você volta a comer é algo… eu queria comer para ficar forte, mas era um sacrifício, porque eu não gosto de doce e pedia que me trouxessem chá de hibisco ou de limão e açúcar para acalmar as náuseas. Eu comia sorvete e outras coisas que eu não gosto, só para confortar o sabor de ferro que tinha na boca de dia e de noite. Era uma coisa horrível”

Também teve dor e muita dor, reconhece, mas aguentou porque queria que todos estivessem contentes.

Deixe uma Resposta

