Filme “Josefa”, em gravações

Matéria publicada em 2010

Josefa Ortiz de Domingues ( “A Corregedora”) é o novo personagem e o primeiro baseado em ma história real, que em seus trinta e nove anos de carreira, Daniela irá encarnar para o filme do cineasta Raul Araiza, que iniciará as gravações no dia 8 de maio, em Querétaro.

Entrevistada por “Esto”, Daniela revelou que chegou a ler quatro livros sobre a vida da “Corregedora”, e que o filme será um marco na celebração do Bicentenario da Independência do México. “Para mim, significa um grande desafio, porque é um personagem que realmente existiu. Até o dia de hoje, eu só interpretei personagens criados por um escritor, diretor ou produtor… como, por exemplo, o que se passou no filme “O último combatente”. Sobre o filme “Josefa”, ela só adiantou o nome do cineasta Raúl Araiza, com quem já realizou alguns leituras, provas de vestiário e maquiagem.

Jlsefa_view

Para você, o que significa interpretar “a Corregedora”?

Sinto que o importante para mim, como mulher e atriz, é resgatar o valor dessa mulher… que assim como muitas, ficaram anônimas na história. Já que, desde a história da Bíblia, foi separado para nós, mulheres, a segunda classe. Agora vou interpretar uma dessas mulheres que lutou pelo que acreditava e mesmo assim, não se sobressaiu na história. Como o caso de Josefa existem outras: Gertrudis Bocanegra ou Leona Vicario, e as ‘anônimas’, as cozinheiras, as prostitutas ou mães…que sempre estavam escondidas atrás de um homem.

“Mulheres que deram a sua vida por este país e seguiram os homens nas guerras. Todas nós somos uma mistura e parte desta cultura e dessas mulheres. E eu tenho tudo o que sou, porque me alimentei desta terra e desta mulheres, das quais tenho orgulho”

af436bc14521af4533afae71f371c089_view

Deixe uma Resposta

